Advertisement

EncurtaNET

Primeira comparação de jogos entre Xbox Series X e PS5 mostra resultados surpreendentes

 Com o Xbox Series X e o PS5 agora disponíveis, a próxima geração foi oficialmente lançada. Apesar disso, existem surpreendentemente poucos jogos que fazem uso exclusivo dos dois novos consoles, o que torna as comparações iniciais um pouco complicadas. Felizmente Devil May Cry V: Special Edition é apenas para novo hardware, e o desempenho entre eles é bastante surpreendente.

A Digital Foundry publicou suas descobertas após jogar Devil May Cry V no PS5 e Xbox Series X, passando por todos os quatro modos de renderização e desempenho do jogo. Apesar do melhor desempenho do Xbox Series X no papel, as descobertas do mundo real mostram que a lacuna às vezes pode ser menor e maior do que o esperado.



No modo Normal do jogo, por exemplo, tanto o Xbox Series X quanto o PS5 têm a tarefa de renderizar Devil May Cry V em um 4K nativo com uma taxa de quadros desbloqueada. Neste cenário, ambos os consoles funcionam bem, com apenas pequenas quedas abaixo de 60fps. Mas também é aqui que a Série X desfruta de sua maior liderança em desempenho, com uma média de 8% mais quadros por segundo do que o PS5.

As coisas começam a ficar estranhas com o modo High Frame Rate, que reduz a resolução para 1080p para tentar aumentar a taxa de frames para 120fps. A realidade é que nenhum dos dois consoles pode alcançar isso, com a média girando em torno de 100fps na maioria das vezes. Mas, curiosamente, o PS5 consegue ser significativamente mais rápido na maioria dos cenários de jogo testados, com o Digital Foundry sugerindo que isso pode ser devido a algum gargalo de API desconhecido.

Os outros dois modos visuais permitem o rastreamento de raios, com desempenho ou qualidade em mente. Com o desempenho selecionado, a resolução ainda está em 1080p, e aqui tanto o Xbox Series X quanto o PS5 têm um desempenho mais semelhante. A Série X apresenta algumas vantagens, mas seu avanço é reduzido quando comparado ao modo Normal. Com a qualidade selecionada, a resolução é rebatida para 4K e o ray tracing realmente cobra seu preço, com o jogo mal atingindo os 60fps. Aqui, o PS5 novamente consegue superar a Série X em alguns cenários semelhantes, mas a Digital Foundry observa que a diferença entre os dois é geralmente tão pequena quanto 2-3 quadros por segundo.

Não há uma conclusão ampla a ser presumida dos testes de um único jogo, mas é um indicador inicial de que ambos os consoles têm algumas surpresas guardadas com relação ao desempenho que as especificações listadas não podem transmitir. Com mais exclusivos Xbox Series X e PS5 esperados em breve, as diferenças entre os dois começarão a entrar em foco mais claramente.



Postar um comentário

0 Comentários